A Osteopatia é uma terapia recente que surgiu nos EUA através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) que enunciou os princípios desta terapêutica da medicina natural.
Osteopatia é a denominação correta que indica a influência da doença, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso. A Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura.
Através de técnicas manuais tem como objetivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculo-esquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.
Qualquer mudança na mobilidade do aparelho locomotor no sentido da hipo ou hiper mobilidade conduz a um transtorno funcional que, por sua vez, pode dar lugar a um quadro “patológico”.
Quando se deve consultar um osteopata?
Lesões das costas: cervicais, lombares, hérnias, contraturas.
Lesões desportivas: entorses, luxações, sobrecarga muscular.
Patologia músculo-esquelética: artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose.
Transtornos da esfera crânio-cervical: cefaleias, enxaquecas, vertigens, tonturas.
Transtornos digestivos, circulatórios, respiratórios.
Transtornos nervosos.
Transtornos psicossomáticos.
É bom receber um tratamento osteopático após um período difícil durante o qual fomos mal tratados tanto física como moralmente. É nesses períodos que o nosso corpo acumula tensões. Libertar essas tensões uma vez ultrapassada a dificuldade permite uma recuperação rápida em todos os planos.